CALCIO PROMOVE A PERDA DE PESO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CALCIO PROMOVE A PERDA DE PESO

Mensagem  Cristina Garagarza em Ter Mar 17 2009, 02:38

CALCIO PARA PERDER PESO




Segundo um artigo publicado no British Journal of Nutrition, o aumento do consumo de calcio promove a perda de peso em pessoas cuja alimentação é insuficiente em calcio.

O estudo, realizado pela equipa do investigador Angelo Tremblay, decorreu na Université Laval's Faculty of Medicine, onde mulheres obesas seguiram durante 15 semanas um programa de emagrecimento.

O plano alimentar, baixo em calorias, seguido pelas participantes representava uma ingestão de 600 mg de calcio por dia (sendo que a quantidade recomendada é de 1000 mg/dia). Parte do grupo ingeriu ainda diariamente suplementos de 1200 mg calcio, enquanto o grupo de controlo apenas consumiu o calcio proveniente da alimentação (num máximo de 600mg/dia).

Os investigadores, verificaram que as mulheres que tomaram os suplementos de calcio perderam cerca de 6 Kg durante o decorrer do estudo e as mulheres do grupo de controlo perderam apenas 1 Kg.

A ingestão suficiente de calcio é importante para garantir o sucesso de qualquer programa de emagrecimento. De acordo com o investigador, cerca de 50% das mulheres obesas que recorrem à sua clínica não consomem a quantidade diaria recomendada de calcio.

O professor Tremblay e a sua equipa, têm estudado a relação entre o consumo de calcio e a obesidade desde há alguns anos. Os seus primeiros descubrimentos, publicados em 2003, revelaram que as mulheres que faziam uma alimentação pobre em calcio tinham maior percentagem de gordura corporal, maior perímetro da cintura e níveis de mau colesterol (LDL) superiores às mulheres que consumiam quantidades moderadas ou elevadas de calcio.

Um segundo estudo demontrou que quanto maior a redução do consumo de leite e derivados lácteos ao longo do tempo, maior peso e gordura corporal as pessoas estudadas ganharam e maior foi o crescimento dos seus perímetros da cintura.

Em 2007, a equipa de Angelo Tremblay estabeleceu também uma relação directa entre o consumo de calcio e o risco diminuido de doença cardiovascular.

Drª Cristina Garagarza – Nutricionista

Cristina Garagarza

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/02/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum