CAFÉ REDUZ RISCO DE AVC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CAFÉ REDUZ RISCO DE AVC

Mensagem  Cristina Garagarza em Sex Fev 20 2009, 04:03

CAFÉ REDUZ RISCO DE AVC NAS MULHERES




Investigadores seguiram os hábitos alimentares de 80.000 mulheres durante mais de 20 anos e concluiram que o consumo de café durante um longo periodo de tempo não estava associado a um maior risco de acidente vascular cerebral (AVC) mas sim a uma redução moderada de risco de AVC nas mulheres.
Beber 3 cafés por dia reduz o risco em cerca de 20% quando comparado com a ingestão de menos de 1 café por mês. No entanto, estes resultados aplicam-se a mulheres saudáveis. Nenhuma das mulheres que participaram no estudo tinha história de ACV, ataque cardíaco, diabetes ou cancro no início do estudo.

O estudo foi realizado por uma investigadora espanhola da Universidade Autónoma de Madrid em conjunto com outros investigadores espanhois e americanos.

O principal factor a ser avaliado durante a investigação foi o número e tipos de AVC´s que ocorreram nas 80.000 mulheres durante o decorrer do estudo, este factor foi depois relacionado com o consumo de café e também com a idade, hábitos tabágicos e alcoólicos, índice de massa corporal (IMC), exercicío físico, realização de tratamento hormonal ou com aspirina e outros factores nutricionais.

Os resultados mostraram que:

• Durante o decorrer do estudo, houve 2.280 AVC´s.

• O risco relativo de AVC diminuiu à medida que o consumo de café aumentou.

• Para as mulheres que bebiam entre 1 café por mês e 4 cafés por semana o risco relativo de vir a sofrer AVC foi de 0.98 quando comparado com mulheres que bebiam menso de 1 café por dia.

• Para mulheres que bebiam entre 5 a 7 cafés por semana, o risco relativo de AVC foi de 0.88.

• Para consumos de 2 a 3 cafés por dia o risco relativo foi de 0.81 e para uma ingestão superior a 4 cafés por dia foi de 0.80.

• O risco relativo de AVC foi menor em mulheres não fumadoras ou que deixaram de fumar do que em mulheres fumadoras.

Verificou-se ainda que o consumo de café descafeinado também estava associado a um menor risco de AVC.

O facto de se ter verificado que o consumo de café descafeinado também se associava a um menor risco de sofrer AVC, vem demonstrar que os benefícios do café, neste estudo, não se devem à cafeína mas sim a outras substâncias presentes no café que serão as responsáveis pelo risco diminuído de AVC à medida que o consumo de café aumenta.

A investigadora acrescenta ainda que “os antioxidantes do café diminuem a inflamação e melhoram a funções dos vasos sanguíneos”.

" Coffee Consumption and Risk of Stroke in Women."
Esther Lopez-Garcia, Fernando Rodriguez-Artalejo, Kathryn M. Rexrode, Giancarlo Logroscino, Frank B. Hu, and Rob M. van Dam.
Circulation: Journal of the American Heart Association.


É importante ressaltar que os benefícios do consumo de café na diminuição do risco de AVC apenas se aplicam a pessoas saudáveis. O aumento da ingestão de café não vai fazer com que o risco de sofrer AVC, já existente devido a outras causas, desapareça.

Todas as pessoas com problemas de saúde devem falar com o seu nutricionista em relação ao consumo de café pois pessoas com hipertensão arterial, problemas cardíacos, ansiedade ou insónia, podem não beneficiar do consumo de café.

Drª Cristina Garagarza – Nutricionista

Cristina Garagarza

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/02/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum