Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CAFÉ REDUZ RISCO DE AVC

Ir para baixo

CAFÉ REDUZ RISCO DE AVC Empty CAFÉ REDUZ RISCO DE AVC

Mensagem  Cristina Garagarza Sex Fev 20 2009, 04:03

CAFÉ REDUZ RISCO DE AVC NAS MULHERES

CAFÉ REDUZ RISCO DE AVC Cafe-01



Investigadores seguiram os hábitos alimentares de 80.000 mulheres durante mais de 20 anos e concluiram que o consumo de café durante um longo periodo de tempo não estava associado a um maior risco de acidente vascular cerebral (AVC) mas sim a uma redução moderada de risco de AVC nas mulheres.
Beber 3 cafés por dia reduz o risco em cerca de 20% quando comparado com a ingestão de menos de 1 café por mês. No entanto, estes resultados aplicam-se a mulheres saudáveis. Nenhuma das mulheres que participaram no estudo tinha história de ACV, ataque cardíaco, diabetes ou cancro no início do estudo.

O estudo foi realizado por uma investigadora espanhola da Universidade Autónoma de Madrid em conjunto com outros investigadores espanhois e americanos.

O principal factor a ser avaliado durante a investigação foi o número e tipos de AVC´s que ocorreram nas 80.000 mulheres durante o decorrer do estudo, este factor foi depois relacionado com o consumo de café e também com a idade, hábitos tabágicos e alcoólicos, índice de massa corporal (IMC), exercicío físico, realização de tratamento hormonal ou com aspirina e outros factores nutricionais.

Os resultados mostraram que:

• Durante o decorrer do estudo, houve 2.280 AVC´s.

• O risco relativo de AVC diminuiu à medida que o consumo de café aumentou.

• Para as mulheres que bebiam entre 1 café por mês e 4 cafés por semana o risco relativo de vir a sofrer AVC foi de 0.98 quando comparado com mulheres que bebiam menso de 1 café por dia.

• Para mulheres que bebiam entre 5 a 7 cafés por semana, o risco relativo de AVC foi de 0.88.

• Para consumos de 2 a 3 cafés por dia o risco relativo foi de 0.81 e para uma ingestão superior a 4 cafés por dia foi de 0.80.

• O risco relativo de AVC foi menor em mulheres não fumadoras ou que deixaram de fumar do que em mulheres fumadoras.

Verificou-se ainda que o consumo de café descafeinado também estava associado a um menor risco de AVC.

O facto de se ter verificado que o consumo de café descafeinado também se associava a um menor risco de sofrer AVC, vem demonstrar que os benefícios do café, neste estudo, não se devem à cafeína mas sim a outras substâncias presentes no café que serão as responsáveis pelo risco diminuído de AVC à medida que o consumo de café aumenta.

A investigadora acrescenta ainda que “os antioxidantes do café diminuem a inflamação e melhoram a funções dos vasos sanguíneos”.

" Coffee Consumption and Risk of Stroke in Women."
Esther Lopez-Garcia, Fernando Rodriguez-Artalejo, Kathryn M. Rexrode, Giancarlo Logroscino, Frank B. Hu, and Rob M. van Dam.
Circulation: Journal of the American Heart Association.


É importante ressaltar que os benefícios do consumo de café na diminuição do risco de AVC apenas se aplicam a pessoas saudáveis. O aumento da ingestão de café não vai fazer com que o risco de sofrer AVC, já existente devido a outras causas, desapareça.

Todas as pessoas com problemas de saúde devem falar com o seu nutricionista em relação ao consumo de café pois pessoas com hipertensão arterial, problemas cardíacos, ansiedade ou insónia, podem não beneficiar do consumo de café.

Drª Cristina Garagarza – Nutricionista

Cristina Garagarza

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos