FRUTA E VEGETAIS VERDES FOLHOSOS PREVINEM DIABETES TIPO 2

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FRUTA E VEGETAIS VERDES FOLHOSOS PREVINEM DIABETES TIPO 2

Mensagem  Cristina Garagarza em Seg Fev 16 2009, 04:08

CONSUMO DE FRUTA E VEGETAIS VERDES PREVINE A DIABETES MELLITUS TIPO 2





Comer apenas 1 porção de vegetais verdes folhosos ou 3 porções de fruta por dia reduz o risco de desenvolver Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), segundo os investigadores da “Tulane School” de Saúde Pública e Medicina Tropical e da “Harvard School” de Saúde Pública. A equipa de investigadores descubriu ainda que 1 porção de sumo de fruta por dia aumenta o risco de desenvolver DM 2 nas mulheres.

Para este estudo, os investigadores acompanharam durante 18 anos a alimentação e o estado de saúde de 71.346 enfermeiras.

Para além da importância do consumo de frutas e de vegetais verdes folhosos na prevenção da DM 2, a equipa de investigadores aconselha substituir os grãos refinados e a batata por vegetais verdes folhosos e fruta, uma vez que as farinhas brancas e as batatas têm sido associadas a um maior risco de DM 2.


Uma porção de vegetais verdes folhosos corresponde a 1 chávena almoçadeira (140g) deste tipo de vegetais cozidos; como couve galega, espinafres, alface (crua) entre outros, e uma porção de fruta equivale a 1 peçã de fruta de tamanho médio (100g). Pessoas que já tenham factores de risco para desenvolver DM 2, como por exemplo Obesidade devem consumir a fruta inteira e não na forma de sumo de fruta, uma vez que ao estar na forma líquida tem uma absorção muito mais rápida que vai aumentar mais rápidamente e de forma mais acentuada a glicémia (açúcar do sangue).

Drª Cristina Garagarza – Nutricionista

Cristina Garagarza

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