VITAMINA B12 NO COMBATE ÀS AFTAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VITAMINA B12 NO COMBATE ÀS AFTAS

Mensagem  Cristina Garagarza em Sex Fev 13 2009, 05:56

VITAMINA B12 NO COMBATE ÀS AFTAS




Uma equipa de investigadores da Ben-Gurion University of the Negev descubriu que uma dose nocturna de vitamina B12 é um tratamento simples, efectivo e de pouco risco na prevenção da Estomatite Aftosa Recorrente, mais conhecidas por aftas.

Segundo o investigador coordinador, Dr. Ilia Volkov, “a frequência de Estomatite Aftosa é superior a 25% na população geral e até agora ainda não existe uma abordagem teraupêutica ideal”.

Os investigadores estudaram 2 grupos de pessoas todas elas com Estomatite Aftosa Recorrente, um grupo recebeu uma dose de 1000 mcg (microgramas) de vitamina B12 antes de adormecer, durante 1 mês e o outro grupo não recebu qualquer tipo de tratamento (grupo de controlo). Ambos os grupos foram avaliados mensalmente durante um periodo de 6 meses. Aproximadamente 74% dos doentes do grupo que recebeu tratamento com vitamina B12 e apenas 32% do grupo de controlo tiveram remissão da estomatite aftosa no fim do estudo.

Fonte: The Journal of the American Board of Family Medicine 22 (1): 9-16 (2009)


Na natureza, a vitamina B12 ou Cianocobalamina encontra-se essencialmente em alimentos de origem animal. Os mais ricos são o fígado, rim, carne em geral, peixe e produtos do mar, ovos, leite, queijo e iogurtes.

Drª Cristina Garagarza - Nutricionista

Cristina Garagarza

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/02/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum